Táxi ignora faixa exclusiva para ônibus na Avenida Paulista (Foto: Letícia Macedo/ G1) |
A multa para quem desrespeita a faixa é de R$ 53, mais 3 pontos na carteira de habilitação. Segundo a CET, o aumento no total de multas entre janeiro e agosto se deve à intensificação da fiscalização para coibir o desrespeito aos motoristas que trafegam indevidamente nestas vias segregadas e também ao crescimento da malha viária exclusiva para os ônibus.
Em agosto de 2012, a cidade tinha 62,5 km de faixas exclusivas à direita, número que passou para mais de 170 km em agosto deste ano - aumento de 172%. A meta da atual administração é totalizar 220 km até o fim de 2013.
Aumentou também, embora em nível diferente, o número de multas aplicadas a motoristas que transitam na faixa da esquerda regulamentada para circulação exclusiva, os chamados corredores de ônibus.
Entre janeiro e agosto foram aplicadas 199.830 multas. No mesmo período do ano anterior, foram emitidas 190.759 autuações, um aumento de 4,75%.
Câmeras e mais radares
A Prefeitura de São Paulo planeja intensificar a fiscalização. Além da licitação dos radares que chegou a ser iniciada neste ano, a administração municipal começou a testar câmeras instaladas nos ônibus que flagram os infratores nas faixas exclusivas para ônibus.
A cidade tem mais de 2,5 mil fiscais e 77 radares que fiscalizam desrespeitos no trânsito. O novo sistema de câmeras instaladas nos ônibus está em teste. A Prefeitura não diz quando ele começa a multar nem quantos ônibus vão virar radares ambulantes.
Essa política, para melhorar o trânsito da cidade, é considerada prioritária e a Secretaria Municipal de Transportes aumentou o rigor da fiscalização para mostrar que os motoristas também vão ter que levar a mudança a sério.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implanta faixa exclusiva de ônibus no Corredor Norte-Sul na Avenida 23 de Maio, em São Paulo. (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo) |
Velocidade e aprovação
A velocidade média dos coletivos, nas faixas, subiu de 14,3 km/h para 20,8 km/h, no período da tarde, segundo dados da Prefeitura. "A faixa vai ser um lugar sagrado para o ônibus. Até por uma questão lógica. Um ônibus desse equivale a quinze a 20 veículos na via", afirma Mauricio Regio, diretor de operações da CET.
Na segunda-feira (16), uma pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo mostrou que a ampliação das faixas exclusivas de ônibus é apoiada por 93% dos paulistanos. Entre os mais de 800 entrevistados em agosto, 5% foram contrários à ampliação e 1% não soube ou não respondeu. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Uma outra pesquisa divulgada nesta segunda-feira também mostrou que as faixas exclusivas são bem vistas na cidade. Elas são aprovadas por 88% dos entrevistados pelo Instituto Datafolha. Entre as pessoas que usam mais o carro, a avaliação favorável foi de 77%. Realizada na quarta-feira (11), a pesquisa ouviu 832 pessoas na cidade de São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Levantamento feito pelo G1, entretanto, em sete importantes linhas do Corredor Norte-Sul, cuja faixa exclusiva para ônibus foi implantanda em etapas ao longo do mês passado, revelou que o ganho de passageiros não foi expressivo. Três das linhas perderam usuários na comparação entre agosto e maio.
Fonte: Portal G1
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