São Francisco, protetor dos animais (Foto: Mariane Rossi/G1) |
Diversas imagens de São Francisco de Assis foram reunidas em uma exposição em Santos, no litoral de São Paulo, para celebrar o dia do Santo que é considerado o padroeiro dos animais, comemorado nesta sexta-feira (4). A mostra conta com peças valiosas e está no Santuário Santo Antônio do Valongo.
Frei Rozântimo Costa, pároco do Santuário do Valongo (Foto: Mariane Rossi/G1) |
A peça mais antiga é do século XVII. “Essa imagem é muito valiosa, esculpida em madeira e tem mais de 200 anos. As imagens antigas de São Francisco são sempre dele com o evangelho, a cruz ou com uma caveira, lembrando que Francisco de Assis não via a morte como uma inimiga”, explica o frei.
Santo também é considerado um mensageiro da paz (Foto: Mariane Rossi/G1) |
Segundo o frei, São Francisco de Assis tem mais de 800 anos. “Tem outros São Francisco e esse São Francisco, para diferenciar, faz referência a cidade de Assis, que é no interior, mais ou menos 100 km de Roma”, explica. Como o santo é muito adorado, eles pensaram em fazer a exposição com imagens de São Francisco. De acordo com o frei, a intenção é evangelizar por meio da comunicação, já que toda imagem traz uma informação.
Exposição está no Santuário do Valongo, em Santos (Foto: Mariane Rossi/G1) |
A programação da Festa de São Francisco começou na última segunda-feira (1). Nesta sexta-feira (4) haverá benção de animais às 10h, 12h, 15h, 17 e missa às 19h. Já no domingo, será o encerramento da Semana Franciscana com missa às 8h e às 19h. Todas as atividades acontecem no Santuário de Santo Antônio do Valongo, que fica no Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, Valongo, em Santos.
Fonte: Portal G1
0 Comentários
Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.