Rádio Fonte de Água Viva - Topo

Catracas farão reconhecimento facial de usuários de ônibus da capital


Câmeras foram instaladas nas catracas há cerca
de 1 mês (Foto: Reprodução/RBS TV)
O sistema de reconhecimento facial no transporte coletivo de Florianópolis deve começar a funcionar a partir da próxima segunda-feira (21). A intensão do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis (Setuf) é reduzir a “evasão de receitas”.

Câmeras instaladas nos terminais de integração devem verificar se os usuários que usam os cartões de gratuidade são próprios titulares. O sistema vai fiscalizar os cartões especiais de deficientes, com e sem acompanhantes, de oficiais de justiça e de carteiros, cartões de idosos e os cartões estudantes, que possuem 50% de gratuidade.

De acordo com o Setuf, câmeras foram instaladas nas catracas dos seis terminais de integração de Florianópolis e devem capturar a imagem do usuário do cartão e comparar com a fotografia do titular no sistema.

Diariamente o sistema deve emitir relatórios com os usuários que o sistema registrou como não titulares dos cartões. Segundo o Setuf, com base nesse documento, funcionários do Sindicato devem analisar as imagens registradas pelas câmeras e as cadastradas. Caso seja comprovado que os cartões são utilizados irregularmente por quem não é titular, este será chamado ao Setuf e poderá ter o cartão bloqueado em até 30 dias.

O teste do reconhecimento facial começou a ser feito há cerca de um mês. O projeto é do início de 2013, conforme um funcionário do Setuf, e se baseou na auditoria realizada em outras cidades brasileiras. O sistema deve funcionar nas linhas municipais e nos terminais. Nas linhas que partem dos bairros, o reconhecimento continuará sendo feito pelos cobradores dos ônibus.


Fonte: Portal G1

Postar um comentário

0 Comentários