Rádio Fonte de Água Viva - Topo

É Certo a venda de Bebidas Alcoólicas nas Quermesses e Festas Paróquias?

“Não vos embriagueis com o vinho, o pai da luxuria”
(Efésios 5,18)


Sinceramente eu sempre digo que se comparar a doutrina da Igreja Católica com a doutrina de outras igrejas cristãs, a da Igreja Católica é a que eu acredito que está mais de acordo com os ensinamentos de Jesus e é claro, com toda a Bíblia. Porém, devo ser honesto em afirmar que nem tudo na Igreja Católica me agrada, acho que ainda exista uns 15% com o qual eu não concordo.

Entre as coisas que não concordo está a venda de bebidas alcoólicas nas festas paroquiais.

A Igreja faz uma Campanha da Fraternidade contra as drogas com o Tema: “Vida Sim, Drogas não”, aí na sua quermesse vende bebidas alcoólicas? Muita contradição, não acha? Sim, pois o álcool também é uma droga.

Em meio a essa polêmica ouvimos todos os tipos de asneiras possíveis: “O álcool é uma droga legalizada, então não tem nada de mais em ser vendida na Paróquia”, me disse uma pessoa que se diz católica. Qual foi a minha resposta? Estão lutando e fazendo manifestações para que a maconha seja legalizada no Brasil, então se amanhã ou depois ela for legalizada não terá nada de mais se a vendermos em nossas quermesses?

A maior “desculpa” usada para justificar (o injustificável) é que se não tiver venda de bebidas alcoólicas a comunidade não terá lucro. Primeiramente é preciso lembrar que existem muitas paróquias, e até dioceses inteiras, que aboliram a venda de bebidas alcoólicas em suas festas e o lucro não diminuiu. E mesmo se tivesse diminuído, será que o lucro é tão importante a ponto de custar à vida e a paz de muitas famílias?

Você já esteve em uma clinica de reabilitação para alcoólatras? A coisa mais triste para mim como Católico foi ouvir de várias pessoas a mesma coisa: “Eu aprendi a beber nas festas de minha paróquia”, ou ainda, “Aprendi a beber com o meu pároco que tomava uma cervejinha e dizia que não tinha nada demais”.

Um senhor que é ministro da Palavra e da Comunhão me disse certa vez: “Não estou participando da festa do padroeiro de minha paróquia, lá eles vendem cerveja e ainda colocam um cartaz enorme de propaganda com a foto de uma moça seminua. Com que cara vou pregar sobre conversão e contra as drogas, se falo uma coisa a minha Igreja faz o oposto?”

Dia após dia as pessoas tomam copos e mais copos de derrotas, garrafas e mais garrafas de compensações as quais chama de álcool ou simplesmente cerveja. Quando entenderão onde está a verdadeira felicidade? Talvez quando os Cristãos se decidirem por viver uma vida coerente com a Palavra de Deus.

Infelizmente muitos estão acomodados, são os “mercenários” dos quais fala a Palavra de Deus, que visam o lucro e não se importam com suas ovelhas. Se Jesus voltasse hoje, certamente em muitas paróquias repetiria a cena da expulsão dos vendedores no templo (Lucas 19, 45-46)




Edmilson Aparecido

____________________________________________________________


Edmilson Aparecido é autor de vários livros, comunicador, compositor. 

Escreve artigos para vários, sites, blogs, jornais e revistas
 
Site Oficial: www.edmilsonaparecido.com
Contatos: contato@edmilsonaparecido.com







Postar um comentário

0 Comentários