“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”.
(Joel 2, 12-13)
(Joel 2, 12-13)
A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma, é uma data muito especial para toda a comunidade cristã.
Ela é um símbolo da nossa conversão e da mudança de vida, recordando a fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
É um dia após à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.
Neste dia, é celebramos a tradicional Missa das cinzas. As cinzas que são utilizadas nesta Missa vêm da queima dos ramos que foram abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. Conforme a tradição, o presidente da celebração usa as cinzas úmidas para fazer uma cruz na fronte de cada fiel, dizendo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esse gesto busca nos aproximar do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, nós somos também chamados a fazer um pequeno sacrifício por amor à Ele (Cristo). Assim sendo, abrimos mão de algo que gostamos, nesse caso a carne.
Edmilson Aparecido
____________________________________________________________
Edmilson Aparecido é autor de vários livros, comunicador, compositor.
Escreve artigos para vários, sites, blogs, jornais e revistas
Site Oficial: www.edmilsonaparecido.com
Contatos: contato@edmilsonaparecido.com
0 Comentários
Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.