Sabe aquela foto do aniversário do seu primo que você vê no Facebook
três dias após as velinhas terem sido sopradas? Isso deve deixar de
ocorrer, porque a rede social começa a partir desta quarta-feira (29) a
priorizar a exibição de publicações como essa no Feed de Notícias, o
repositório de posts do site.
O Facebook inicia uma mudança no ranqueamento das publicações, para
exibir no topo o que amigos e familiares compartilham e depois o que é
produzido por páginas. A mudança chegará a todos os 1,6 bilhão de
usuários e será concluída dentro de alguns meses.
“No contexto em que vemos que outros usuários [páginas de marcas e
personalidades] estão publicando cada vez mais no Facebook, queremos
assegurar que amigos e familiares ainda são a peça chave da
experiência”, afirmou ao
G1 Adam Mosseri,
vice-presidente de produto do Facebook. Apesar de afetar o que os
usuários veem, a alteração ocorrerá no sistema que move o Facebook, ou
seja, no algoritmo que seleciona as publicações a serem exibidas.
Grau de interesse
A ordem do que vai parar no Feed de Notícias é definida com base em um
“score de relevância”. Ele é um índice que leva em conta as
características das postagens que mais surtem efeito com cada usuário
para tentar replicar esse sucesso. São levados em conta detalhes como o
autor da publicação, a forma (texto, imagem ou vídeo), o horário, a
quantidade dos comentários recebidos e seus autores, além da data
(antiga ou atual?).
“Nós olhamos todas essas histórias e tentamos estimar ou adivinhar
quais delas vão interessar a você”, explica. “Tentamos prever de quais
publicações você vai gostar, em quais delas você vai querer comentar,
quais delas você vai querer compartilhar.”
Se ficou difícil de entender, Mosseri explica: “Se eu gosto dos posts
do meu irmão e ‘curto’ tudo que ele publica, nós vamos assumir que é
mais provável que você curta outra publicação do seu irmão quando ela
surgir no seu Feed de Notícias”.
Amigos e familiares primeiro
A partir de agora, as publicações de amigos e familiares terão maior
peso quando o “score de relevância” estiver decidindo o que será exibido
primeiro.
A rede social promove essa mudança de curso para que os usuários não
tenham que rolar muito a página até começar a ver o que seus conhecidos
andam compartilhando. “Conectar as pessoas a seus amigos e familiares é a
proposição mais valiosa, sob a qual a companhia foi construída.”
Informação e entretenimento
O Facebook também definiu ainda que as publicações com maior peso no
Feed, depois das de pessoas próximas, serão as informativas. “As pessoas
gostam de aprender coisas no Facebook, pode ser por uma notícia ou por
uma reportagem.”
Publicações de entretenimento também terão seu valor, mas menor que as
noticiosas. “Nós sabemos que as pessoas vêm ao Facebook para se
divertir, para ver um vídeo engraçado, para rir de algo”, comenta
Mosseri.
Ao detalhar como funciona o ranqueamento de postagens, o Facebook
reforça que não tende a indicar artigos de um determinado viés político,
suspeita levantada pelo site “Gizmodo”. Ex-funcionários da rede social
disseram que a lista de tendências da rede social suprimia histórias conservadoras. Segundo a rede social, a listagem de posts populares assim como o ranqueamento é feita com base no que o usuário costuma querer ver.
“Essa mudança é feita para que as pessoas passem a ler mais histórias
de seus amigos, a ter acesso a conteúdos em que estão mais
interessadas”, diz o gerente.
O Facebook nega ainda que a mudança seja uma resposta à queda nas
postagens pessoais. Segundo o site “The Intercept”, o número de
publicações de usuários comuns caiu a uma taxa de dois dígitos em 2015 –
isso seria o motivo para a empresa apostar tanto nos vídeos ao vivo,
que recebem mais comentários e “curtidas” do que as outras publicações
na rede social. “Compartilhar no Facebook ainda é estável e saudável”,
afirmou Mosseri.
Publicadores em baixa
A rede social avalia que a alteração de prioridade será um baque para
publicadores que usem o site como plataforma de distribuição de
conteúdo. “Antes de introduzir uma mudanças dessas, o Facebook sempre
considera seu efeito sobre o ecossistema”, comenta Mosseri. “A gente
espera que os publicadores percebam uma queda no alcance das páginas e
no ‘referal’ [compartilhamento de um post de uma página feito por outra
pessoa]. Essas mudanças podem variar de publicador para publicador.”
A saída para donos de páginas será esperar que as pessoas espalhem seus
conteúdos. “Se eu compartilho o link de uma página de publicador, isso é
considerado como o post de um amigo e tende a ir melhor. Quanto mais os
publicadores confiarem no compartilhamento de seu conteúdo pelas
pessoas, menos eles serão afetados por essas mudanças.”
Fonte: portal G1
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