Foguete Minotauro V carrega a sonda Ladee (Foto: Todd Dudek / The Daily Times / AP Photo) |
Engenheiros resolveram neste domingo (8) uma pequena falha detectada na nova sonda lunar robótica da Agência espacial americana (Nasa), que partiu na madrugada deste sábado (7), hora de Brasília, para a primeira etapa de uma viagem de 30 dias para a lua.
Pouco depois da Lunar Atmosphere and Dust Environment Explore (Ladee) se separar do veículo de lançamento Minotauro 5, o sistema de posicionamento do equipamento foi encerrado por suspeita de pane elétrica.
Engenheiros rapidamente determinaram que não havia problema com as rodas de reação, necessárias para orientar e estabilizar a nave espacial. Em vez disso, a falha envolveu um sistema de proteção de rodas.
A Ladee decolou a bordo do foguete Minotauro 5, que estava fazendo seu voo de estreia do porto espacial da Nasa em Wallops Island, Virgínia.
A principal missão da Ladee é analisar a casca fina de gases envolvendo a superfície lunar, uma tênue atmosfera conhecida como exosfera. Ela também irá procurar por sinais de que a poeira lunar subindo para fora da superfície.
Fonte: Portal G1
0 Comentários
Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.