Rádio Fonte de Água Viva - Topo

Carapicuíba Prepara Festa de São Pedro, Padroeiro da Cidade



Carapicuíba inicia a Festa de São Pedro, que teve início dia 20/06, sexta-feira, com a tradicional novena. A organização das festividades é feita pela Paróquia São Pedro em parceria com a Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

No dia 29, dia do santo, serão realizadas duas missas e a procissão com saída da Praça de São Pedro, na Vila Sulamericana. Já o grande espetáculo pirotécnico (queima de fogos), será realizado durante a Festa Nordestina, encerrando as festividades do padroeiro da cidade.


Programação da Novena:
20/06 - 20h - Sexta-feira
Celebração presidida pelo pe. Raimundo Nonato Alves
21/06 - 19h - Sábado
Celebração presidida pelo pe. Edilson Pinto dos Santos
22/06 - 19h - Domingo
Celebração presidida pelo pe. Claudio Gabriel dos Santos
23/06 - 20h - Segunda-feira
Celebração presidida pelo pe. Arnaldo Balbino dos Santos
24/06 - 20h - Terça-feira
Celebração presidida pelo pe. Luiz Omar B. dos Reis
25/06 - 20h - Quarta-feira
Celebração presidida pelo pe. José Maria Falco
26/06 - 20h - Quinta-feira
Celebração presidida pelo pe. Daniel Bispo dos Santos
27/06  - 20h - Sexta-feira
Celebração presidida pelo pe. José Ailton R. Pardinho
28/06 - 19h - Sábado
20:00 - Levantamento do Mastro
Celebração presidida pelo pe. Adinael Carlos Miguel - Pároco
29/06 - 06h – Missa da Alvorada
10h – Missa Solene
16h - Procissão (Sai de praça de são Pedro e vai até a comunidade Nossa Senhora de Lourdes)
Celebração presidida pelo pe. José Aparecido
Celebração presidida pelo Monsenhor Claudemir José dos Santos - Vigário Geral da Diocese
Celebração presidida pelo pe. Adinael Carlos Miguel


HISTÓRICO DA FESTA
 
Em meados de 1926, foi instalada na região a empresa Fiação Sul Americana, uma fábrica de fios e tecidos, montada por imigrantes ingleses. Os donos da fábrica eram devotos de São Pedro e as reuniões culminaram em comemorações ao santo, que após a emancipação de Carapicuíba, foi considerado padroeiro da cidade.
Anos mais tarde, por volta dos anos 70, foi construída Paróquia São Pedro e a comemoração, já com proporções maiores, passou a acontecer na praça situada em frente ao local.

Com o passar dos anos a festa de São Pedro tornou-se uma das mais tradicionais do Município e considerada a maior festa junina de toda a região Oeste da Grande São Paulo, que ganhou fama, entre outros aspectos, graças ao grande show pirotécnico, que dura cerca de 15 minutos.



SOBRE O APÓSTOLO PEDRO

São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, como está escrito no Novo Testamento. São Pedro foi o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica.

No Evangelho de São Mateus, 16,13-19: Jesus pergunta a seus discípulos (depois de se informar do que sobre ele corria entre o povo): "E vós, quem pensais que sou eu?".

Simão Pedro, respondendo, disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus respondeu-lhe: “Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim Meu Pai que está nos céus. Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja, e as portas do Hades nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus. E o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16,16-19).

Pedro foi o fundador, junto com São Paulo, da Igreja de Roma (a Santa Sé), sendo-lhe concedido o título de Príncipe dos Apóstolos, primeiro Papa e foi também o primeiro Bispo de Igreja de Roma. No dia 29 de junho, comemora-se o martírio de Pedro e Paulo.


Postar um comentário

0 Comentários