Lojas das Casas Bahia e do Ponto Frio em
São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal
começaram nesta sexta-feira a aceitar smartphones e tablets usados em
qualquer estado de conservação como forma de pagamento na compra de um
novo. Neste primeiro momento, 20 filiais distribuídas estão fazendo a
transação, sendo seis no Rio de Janeiro. Até o fim de março, a novidade
estará disponível em todos os pontos de venda físicos.
Nas
lojas, a análise da condição do celular é feita pelo vendedor, que
indicará o valor a ser oferecido. Se o cliente estiver de acordo com a
proposta, o crédito estará disponível instantaneamente. No entanto, o
valor só pode ser usado para compra de um celular novo. O valor máximo
pago por um top de linha (Samsung Galaxy S7 ou iPhone 7) e em perfeito
estado é de R$ 2.200.
No site da Casas Bahia, também serão aceitos os aparelhos velhos. O consumidor acessa o site recompra.casasbahia.com.br/smartphone
e informa a marca, o modelo e o estado do aparelho (condição da tela,
da carcaça, dos botões etc). Ao fim do processo, é preciso informar os
dados do IMEI e do próprio consumidor. O aparelho, então, é enviado
pelos Correios, com frete e embalagem para envio grátis.
Depois
que a empresa recebe o seu aparelho e confirma as condições declaradas
pelo consumidor, envia um vale para compra de qualquer produto no site
(não apenas celulares). Em caso de divergência de avaliação, a loja
entra em contato propor novo valor. Se o consumidor não aceitar, eles
enviam o produto de volta. Em caso de extravio do aparelho, a empresa
informa que um seguro indenizará o cliente no valor informado no site.
Em
média, o processo entre a postagem do aparelho e a confirmação ou não
do valor previamente indicado no site dura sete dias úteis (para as
capitais). Em simulação feita pelo GLOBO no site, um iPhone 5 em
perfeito estado de 16GB foi avaliado em R$ 350. Já um Samsung Galaxy S6
também sem qualquer avaria foi avaliado em R$ 500.
—
Aparelhos como o iPhone e Samsung Galaxy são de grande valor de revenda
— explica José Froes, presidente da Brightstar, especializada em
recompra de celulares e responsável pela parceria com as varejistas. No
Brasil, a empresa já fez 180 mil trocas de aparelhos em 2016 e a
previsão para esse ano é de 500 mil. Entre os clientes da Brightstar
estão as operadoras Vivo e Tim e as Casas Bahia, Ponto Frio, Magazine
Luiza, Saraiva, iPlace e Fnac.
Fonte: iBahia
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