No país, a cada 15,6 segundos, um brasileiro é vítima de tentativa de fraude, segundo levantamento da Serasa Experian,
divulgado nesta sexta-feira (20). Em maio, foram registradas 171.325
tentativas de fraude - conhecidas como roubo de identidade, em que dados
pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade
ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não pagar.
Frente a abril, o número de tentativas cresceu 9,4% e em relação ao
mesmo período de 2013, o indicador recuou 2,9%. Já na comparação do
acumulado do ano (janeiro a maio de 2014 contra o mesmo período de
2013), o número de tentativas caiu 1,8%.
O maior número de tentativas de fraude foi verificada no setor de
telefonia. Foram 64.329 registros, totalizando 37,5% do total em maio de
2014. Em comparação ao mesmo período de 2013, houve queda de 37,9%.
Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias,
seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos
etc.) – teve 54.823 registros, equivalente a 32% do total. No mesmo
período no ano passado, este era o setor respondeu por 33,0% das
ocorrências.
Na sequência, aparece o setor bancário, com 34.632 tentativas ou 20,2%
do total. No mesmo período de 2013, o setor respondeu por 19,9% dos
casos.
"É comum que as pessoas forneçam seus dados pessoais em cadastros na
internet sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites. Além disso,
os golpistas ainda costumam comprar telefone para ter um endereço e
comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir
contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e
fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas", diz a Serasa,
em nota.
Fonte: Portal G1
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